sábado, 13 de agosto de 2011

A princesa e o sal



Um conto português que fala de uma princesa que amava o seu pai tanto quanto o sal. Ouvi essa bela história num programa de rádio essa semana e através dela aprendi que o verdadeiro sentido das coisas não está no seu valor monetário mas sim na sua real utilidade.

Em um reino muito distante o rei deu um banquete na presença de seus súditos. Durante aquele banquete o rei chamou suas três filhas e perguntou uma a uma o quanto que elas o amavam.
o rei olha para a filha mais velha e pergunta: filha você me ama? a jovem princesa responde:
- sim, papai, eu te amo como amo o ouro!
os olhos do rei brilhavam de alegria,pois sabia que sua filha o amava como o ouro tão precioso.
Então o rei fez a mesma pergunta a filha do meio e ela respondeu:
- sim, papai eu te amo como amo o diamante!
O rei emocionado,pois suas duas filhas haviam declarado seu amor como nunca tinham feito antes, perguntou então a sua filha mais nova:
-e você me ama como suas irmãs me amam?
A princesa parou por um instante e pensou em algo tão valioso quanto o ouro ou o diamante para comparar seu amor ao seu pai e disse:
- sim papai eu te amo assim como amo o sal!
- o que? sal? que valor tem o sal? suas irmãs compararam o seu amor ao ouro e ao diamante e você o compara ao sal, a mais barata das iguarias!
Aquela princesa foi então expulsa do reino do seu pai apenas com a roupa do corpo e chorando saiu sem rumo, porém por onde passava sua beleza era notória. Depois de algum tempo num outro reino onde a princesa passou a viver um príncipe a conheceu e a pediu em casamento:
- casa-te comigo, linda jovem,disse o príncipe.
-Sim, porém após nosso casamente quero que me permita concertar um erro do passado. Disse a jovem princesa.
E assim aqueles jovens príncipes se casaram e muitos anos depois assumiram o trono do seu reinado e passaram a ser rei e rainha. um dia a bela rainha resolveu dar um banquete e convidou todos os reinos vizinhos inclusive o do seu pai que a havia expulsado.
O dia do banquete chegou, a festa era grande e os empregados serviam a mesa, porém a rainha não permitia que os empregados servissem ao velho rei, seu pai, ela mesma fez questão de servi-lo. ele porém não a reconheceu como sua filha,pois muito tempo já havia passado.
O rei começou a comer e percebeu que havia algo estranho com aquela comida.
-Esta comida está sem sal! disse o rei.
-Houve algum engano, permita-me servi-lo outro prato. se desculpou a rainha.
- Por acaso é alguma brincadeira? essa é a segunda vez que me servem a comida sem sal. Por acaso querem suscitar uma guerra? Disse o velho rei.
- o que está acontecendo? disse a rainha.
- A minha comida está sem sal, sem sabor, sem graça, não posso comê-la. Quero sal. Afirmou o rei
- O senhor não prefere um pouco de ouro na comida? ou talvez uma pedra de diamante? pode ser que a comida fique mais saborosa! Disse a rainha
aquele rei atónito olhou nos olhos da rainha e a reconheceu como sua filha, abraçou-a e lhe pediu perdão e finalmente entendeu o valor do sal!


Jesus já nos alertara sobre o valor do sal a mais de 2000 anos atrás quando disse: "vós sois o sal da terra; ora se o sal for insípido, como lhe restaurar o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens." (Mateus 5.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário